A endodontia é a parte da odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (tecido mais interno do dente onde está localizada a inervação e vascularização do elemento dentário), que se estende desde a coroa até a raiz. Popularmente, a endodontia também é chamada de tratamento de canal.
Para realizar esse tipo de tratamento, o endodontista aplica uma anestesia local no paciente para remover a polpa dentária infeccionada ou inflamada. Esse espaço é alargado e, posteriormente, irrigado com produtos específicos para que a infecção seja totalmente eliminada. Feito isso, o canal é preenchido com materiais que conservem o espaço e mantenha-o livre de bactérias. Assim, o dente pode continuar saudável dentro da boca, sem que seja necessário fazer um implante dentário. Hoje em dia, o tratamento de canal salva muitos dentes que, normalmente, seriam perdidos.
AS CAUSAS MAIS COMUNS DE DANOS OU MORTE DA POLPA SÃO:
Dente trincado;
Cárie profunda;
Uma lesão no dente, como uma forte pancada, recente ou antiga.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DE UMA INFLAMAÇÃO NA POLPA?
Dor de dente, com piora quando paciente se deita;
Sensação de dente inchado;
Sensação da área próxima ao dente estar latejando;
Inchaço;
Pode ocorrer bolha com pus na gengiva, próxima ao dente inflamado.
O QUE ACONTECE SE EU NÃO FIZER O TRATAMENTO DE CANAL?
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente até evolução para abcessos, edema, cistos intraósseos, reabsorção óssea e comprometimento de outros órgãos do corpo devido à infecção.
A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar a evolução da cárie e demais problemas que levarão para um tratamento endodôntico. Mantenha sua higiene bucal em dia e suas visitas ao dentista regularmente.